Alguma vez você já ouviu falar sobre o "Extraordinário"?
Ele está entre os meus livros favoritos, pois nele mostra um dos principais defeitos da sociedade (ao meu ver) que é o julgamento por aparência, no livro fala sobre um garoto que tem uma deformação na face e vai enfrentar a escola pela primeira vez. Conta os sentimentos de August (o personagem principal) em relação a cada atitude que as pessoas tem ao verem, tocarem ou falarem com ele. Acontece que o livro mostra um lado nosso que muitas vezes negamos ter ou já ter tido, porque pra nós não é aceitável virarmos o rosto ou evitar olhar ao ver um deficiente facial, ou então quando olhamos e encaramos por um longo tempo, muitas vezes não é por maldade, eu sei e entendo, mas acontece e muito. A maioria das vezes só não olhamos por dó, por não estarmos acostumados e o livro abrange muito a forma como as pessoas olham para ele e isso me fascinou.
Outro tema que chamou muito minha atenção foi que o livro fala de sermos gentis, "Um pouco mais gentis que o necessário", e muitas vezes não paramos pra pensar se estamos sendo gentis.
Abaixo está a sinopse e a capa do livro:
"August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."
Livro de: R. J. Palacio
Até a próxima sinopse!
Isa
Nenhum comentário:
Postar um comentário